22/07/2019 - 15h55

Abaixo das expectativas: governo de João Azevedo tem 44,6% de ótimo e bom; quase 1/3 consideram regular

Por Flávio Lúcio

Confesso que esperava um melhor desempenho do governador João Azevedo na pesquisa realizada pelo Instituto Método e encomendada pelo Sistema Arapuã.

Os números da pesquisa mostram que 44,6% dos paraibanos consideram o governo ótimo e bom. Apesar de terem importância para as análises da pesquisa, esses números não foram detalhados, nem na matéria do portal do Sistema Arapuã, nem nos releases encaminhados pela Secom à imprensa e publicados integralmente por alguns sites paraibanos.   

Por outro lado, 12,2% consideram o governo João Azevedo ruim e péssimo.

O maior problema da pesquisa para o governador está no número dos que consideram a administração atual regular: 27,1%. Isso significa que quase um terço dos paraibanos não enxergaram ainda bons motivos para aprovar o governo de João Azevedo.

É sempre bom lembrar: João Azevedo está há pouco mais de seis meses sentado na cadeira de governador, e em todo início de governo o eleitorado tende a ter um percepção mais generosa com os administradores, sobretudo entre aqueles que ajudaram a elegê-lo.

Se levarmos em conta essa comparação, João Azevedo não alcança nem o percentual dos que sufragaram seu nome na última eleição, elegendo-o no primeiro turno: 58,18%.

Além disso, João Azevedo não enfrentou até agora grandes dificuldades administrativas que justifiquem esse desempenho abaixo das expectativas. Pelo contrário.

O atual governador recebeu a administração do antecessor, Ricardo Coutinho, com recursos em caixa, pagamento de servidores em dia e um portfólio de obras que estavam em andamento, muitas delas sendo finalizadas – como já comentamos por aqui, a partir da última sexta, João Azevedo começou a entregar um conjunto de obras que somam R$ 52 milhões em investimentos.

Ou seja, não há motivos para esse percentual de aprovação relativamente baixo.

Talvez a razão para isso esteja mais na política do que na administração, já que não há grandes mudanças ou descontinuidades muito evidentes entre a administração de Ricardo Coutinho e a de João Azevedo, e o governador é visto com simpatia pela maior partes do eleitorado.

Não sei exatamente o motivo, mas os pesquisadores quiseram saber se paraibanos acham João Azevedo trabalhador, honesto e simpático e os resultados foram bem agradáveis para o governador.

Enfim, é preciso que João Azevedo identifique se existe algum ruído que pode estar limitando uma melhor avaliação do seu governo.

Comentários